Masterpass
O e-SiTef permite a integração do e-commerce do lojista com pagamentos que fazem autenticação através da carteira digital Masterpass. O comprador faz seu pagamento online sem inserir dados de seu cartão, utilizando apenas dados de usuário (e-mail ou celular) e senha. Para isso, o comprador precisa apenas abrir antes uma conta com a Masterpass e cadastrar suas informações de cartões de crédito e/ou débito.
É importante lembrar que o Masterpass não é um meio de pagamento, ou seja, não processa as transações. Trata-se de uma carteira digital que efetua a autenticação do comprador e fornece os dados para realização do pagamento para o comércio ou para os parceiros de processamento como o e-SiTef.
Interfaces e-SiTef suportadas para integração
As seguintes interfaces do e-SiTef podem ser utilizadas para a integração com Masterpass:
- Interface de Pagamento HTML 2.0 Saiba mais
- Interface Web Service de Cancelamento Saiba mais
- Cancelamentos via Portal do Lojista Saiba mais
Código de Autorizadora no e-SiTef para Masterpass
A cateira digital Masterpass é identificada pelo código (id) de autorizadora abaixo:
"authorizer_id": "407"
Configurações necessárias
Antes de efetuar transações Masterpass com o e-SiTef, devem ser seguidos os passos de configuração apresentados a seguir.
Criação do cadastro da loja no Portal Masterpass
A loja deve entrar em contato com a Software Express e solicitar o seu cadastro na Masterpass para a equipe de Suporte e-SiTef ou equipe Produção e-SiTef que efetuarão este serviço.
Configurações necessárias no e-SiTef
Com a conta criada na Masterpass, os seguintes parâmetros de autorizadora devem ser cadastrados no e-SiTef:
Nome do campo no e-SiTef | Descrição do campo | Obrigatório |
---|---|---|
merchantCheckoutId | Identificador único de checkout obtido durante o processo de cadastro da loja na Masterpass. | SIM |
bandeirasPermitidas | Indica quais bandeiras serão apresentadas na carteira (wallet) do cliente no ambiente da Masterpass. Valores permitidos: - amex (American Express) - diners - discover - maestro - master (mastercard) - visa Os valores devem ser escritos como nos exemplos separados por vírgula (,). Exemplo permitindo master e visa: visa,master Exemplo permitindo visa, diner e discover: visa,diners,discover | SIM |
Estes parâmetros devem ser informados à equipe de cadastro do e-SiTef.
Bandeiras permitidas
De acordo com a documentação (versão 1 – com última atualização no dia: 01 de fevereiro de 2017), as bandeiras permitidas atualmente pela Masterpass são:
- Mastercard
- Visa
- American Express
- Discover
- Maestro
- Diners
Porém, mudanças podem ocorrer, e, por isso, para uma informação mais atualizada sugerimos fortemente que a loja entre em contato com a Masterpass e confirme essas informações.
Fluxo de Pagamento Masterpass
O fluxo básico de pagamento utilizando a carteira digital Masterpass inicia-se conforme apresentado na integração de pagamentos HTML do e-SiTef.
Na figura abaixo se apresenta o fluxo de um pagamento com autenticação Masterpass:
Aviso de Status
Para cada alteração de status de transação no e-SiTef, resultante de comunicação entre o e-SiTef e a Masterpass, é enviado ao servidor da loja um Aviso de Status. Saiba mais
Propriedades para uma transação de pagamento com a carteira digital Masterpass
As propriedades usadas para se criar uma transação de pagamento com a carteira digital Masterpass são os mesmos que os apresentados no Pagamento HTML, Pré-Autorização HTML e Recarga HTML.
Estorno de pagamentos Masterpass
Os pagamentos feitos no e-SiTef com a carteira digital Masterpass podem ser estornados utilizando a Cancelamento REST ou pelo Portal do Lojista.
Note que é necessário ter o número do cartão em mãos para que o estorno seja possível. Para isso, é preciso armazenar o cartão e efetuar o cancelamento utilizando o token/hash do cartão (Saiba mais) OU entrar em contato direto com o portador do cartão para obter o número.