Relatório de Transações
O Relatório de Transações permite visualizar todas as transações registradas em suas lojas num determinado período de tempo. Vários filtros são aplicáveis na listagem das transações, e funcionalidades como gráficos também estão disponíveis para o lojista.
Para acessar esse relatório, coloque o cursor do mouse sobre o link Relatórios do menu principal, e um sub-menu aparecerá. Depois, clique em Relatório de Transações conforme figura abaixo:
Assim uma tela semelhante a abaixo será apresentada:
Nesta tela, o lojista tem a opção de definir filtros que deseja aplicar antes de gerar a listagem das transações do período de tempo determinado. A tabela a seguir descreve os filtros possíveis para este relatório:
Tabela 1: Filtros do Relatório de Transações.
Filtro | Descrição |
---|---|
Data Inicial * | Data inicial de referência para listagem das transações |
Data Final * | Data final de referência para listagem das transações |
NSU Transação | Número único correspondente à transação |
NSU Loja | Número sequencial da loja |
Hora Inicial | Hora inicial de referência para listagem das transações |
Hora Final | Hora final de referência para listagem das transações |
Código Pedido | Identificação do pedido realizado à loja |
Documento | Identificação do cliente |
Tipo | Tipo da transação (Pagamento, Estorno, Recarga, Consulta AVS, Pré-autorização ou Captura de pré-autorização). |
Código Loja | Loja cadastrada para o lojista |
Autorizadora | Autorizadora cadastrada na loja |
Status | Status da transação (Nova, Aguardando usuário, Aguardando pagamento, Pagamento pendente de confirmação, Pagamento desfeito, Confirmada, Expirada, Cancelada, Negada, Inválida, Estornada, Bloqueada, Abandonada, Removida, Erro de comunicação). |
Atenção:
Note que os campos de Data, com marcação *, são de preenchimento obrigatório e não deverão ultrapassar uma diferença de 3 (três) meses.
Vale ressaltar que os campos Hora Inicial e Hora Final só são aplicados caso o filtro de Data corresponda a um único dia (ou seja, apresente o mesmo dia tanto na Data Inicial quanto na Data Final). Caso o período de tempo seja maior que um dia, os campos de hora serão ignorados na listagem de transações.
Por fim, depois de definir os filtros desejados, basta clicar em Buscar. Você receberá uma lista com todas as transações que satisfazem os critérios determinados. A tela é semelhante à da figura a seguir:
Nesta lista, estão presentes várias funcionalidades úteis ao lojista. Por exemplo, é possível ordenar as transações por ordem numérica ou alfabética de algum dos parâmetros principais. Para isso, basta clicar em algum dos títulos de parâmetro – NSU TRANSAÇÃO, TIPO, STATUS, LOJA, PEDIDO, VALOR, DATA.
Clicar uma vez ordena as transações em ordem ascendente. Clicar outra vez as ordena em ordem descendente. O padrão da listagem é organizar as transações em ordem da mais recente para a menos recente.
Também é possível ver mais detalhes sobre a transação. Para isso, basta clicar no ícone , ao final da linha correspondente à transação:
Isto abrirá um espaço com mais detalhes sobre a transação:
É possível ocultar estes detalhes clicando no ícone , ao final da linha correspondente à transação (no mesmo lugar onde foi clicado em no ícone ).
Também é possível exibir os detalhes de todas as transações da lista. Para isso, basta clicar no título de parâmetro DETALHES. Clicar uma vez exibe os detalhes de todas as transações da lista. Clicar de novo oculta todos os detalhes.
Gráficos de transações
Outra funcionalidade existente ao lojista é a possibilidade de visualizar gráficos correspondentes à listagem de transações exibida. Podem ser gerados gráficos por status da transação, ou por autorizadora. Para visualizar estes gráficos, basta clicar em GERAR GRÁFICO POR STATUS, ou GERAR GRÁFICO POR AUTORIZADORA, destacados na figura a seguir:
Após clicar em um desses links, seu navegador abrirá uma janela pop-up para exibir este gráfico. A figura abaixo é um exemplo do visual do gráfico gerado:
Exportação em arquivo CSV
Mais uma funcionalidade presente neste relatório é a possibilidade de exportar a lista de transações em um arquivo CSV (lista de dados separados por ponto-e-vírgula), que pode ser trabalhado no Microsoft Excel ou um programa similar.
Para isso, basta clicar em EXPORTAR ARQUIVO CSV, destacado na figura a seguir:
Em seguida seu navegador efetuará o download do arquivo CSV.
A tabela seguinte apresenta os campos que compõe o arquivo:
Tabela 2: Campos exportados em CSV.
Campo | Descrição |
---|---|
NSU | NSU (número sequencial único) no e-SiTef |
TIPO | Tipo da transação |
STATUS | Status da transação no e-SiTef |
CODIGOLOJA | Código da loja (merchant id) |
NOMELOJA | Nome fantasia da loja |
PEDIDO | Código do pedido |
VALOR | Valor da transação (centavos) |
DATACRIACAO | Data de criação da transação no e-SiTef |
DATAEFETIVACAO | Data de efetivação da transação no e-SiTef |
DATAEFETIVACAOOSITEF | Data de efetivação no SiTef ou adquirente direto |
IDAUTORIZADORA | Código da autorizadora (authorizer id) no e-SiTef |
NOMEAUTORIZADORA | Nome da autorizadora no e-SiTef |
TIPOPAGAMENTO | Roteamento da transação |
RESPOSTASITEF | Código de Resposta do SiTef ou adquirente direto |
MENSAGEMSITEF | Mensagem de Resposta do SiTef ou adquirente direto |
NSUSITEF | NSU no SiTef |
NSUHOST | NSU no Host |
NSULOJA | NSU da Loja |
AUTORIZACAO | Código de Autorização |
PARCELAS | Parcelas da transação |
FINANCIAMENTO | Tipo de financiamento:
|
TID | TID (Transaction ID) - identifica a transação na adquirente em integrações diretas |
ECI | ECI (Electronic Commerce Indicator) - indica o nível de segurança da transação eletrônica em relação a autenticação de portador do cartão. |
ESTILO | Estilo da Transação:
|
AVISOS | Tentativas de Aviso a Loja sobre status de transações HTML |
FALHAS | Tentativas com Falha de Aviso a Loja sobre status de transações HTML |
IPCLIENTE | IP do Usuário Final |
DOCUMENTO | Documento / customerID |
USUARIO | Login do usuário que efetuou a transação no POS Virtual |
MOEDA | Moeda registrada na transação, seguindo a ISO 4217. Em muitos casos, tem apenas valor de apresentação em relatórios, dependendo da rede adquirente. Ex: Para o SiTef esta informação não é repassada. |
Atenção:
Novos campos podem ser adicionados a estes sem aviso prévio. Caso este arquivo seja processado por algum sistema, este deve estar SEMPRE preparado para a inclusão de novos campos.
Marcação de fraude
Após uma transação com antifraude bem sucedida, a loja pode vir a identificar que, na realidade, se tratou de uma fraude. Nesse caso, caso o usuário tenha a permissão adequada (entre em contato com nossa equipe de suporte), ele pode localizar essa transação no relatório e clicar no botão "Marcar fraude" para avisar a instituição de análise de risco sobre essa ocorrência, conforme a figura abaixo:
Isso irá refinar o processo de análise dessa instituição, tornando-o mais preciso e evitando mais fraudes futuramente.
Atualmente, esta funcionalidade suporta as seguintes instituições de antifraude:
- Konduto
- Fraud Detect